terça-feira, 6 de março de 2012

Ser Cidadão

“Diga-me e eu esquecerei.
Ensina-me e eu lembro-me.
Envolva-me e eu aprendo.”
(Benjamin Franklin)

Muitos dizem que, na escola, aprende-se a ler, escrever e contar.
Outros dizem que, sem escola, ninguém chega a doutor.
Todos têm a sua razão mas há um papel muito mais importante que a escola desempenha: contribuir para um futuro melhor. E é exatamente nesse papel que a nossa Escola mais se esforça.
A nossa Escola não se limita a dizer o que deve ser feito, o que deve ser respeitado; a nossa Escola não se limita a ensinar a ler, a escrever e a contar; a nossa Escola envolve os seus alunos na prática de uma cidadania viva.
Nossos alunos separam as folhas usadas, jornais velhos, revistas já lidas, e depositam todo esse papel, que já não tem utilidade, nos recipientes próprios para ser reutilizado. É desta forma que eles aprendem que estão a evitar que muitas árvores, tão necessárias para purificar o ar que respiramos, sejam derrubadas.
Nossos alunos trazem pilhas gastas para colocar no “pilhão” em vez de jogarem no lixo comum. Ao envolverem-se nesta prática, aprendem que estão a evitar que o nosso meio ambiente sofra contaminação, pois é o que acontece se as pilhas arrebentarem.
Nossos alunos pedem aos seus pais o óleo de cozinha que já não serve para frituras, insistindo para que não o despejem pelos canos. Eles levam tão a sério o seu envolvimento que já conseguiram 610 litros de óleo para ser reciclado, ou seja, menos 610 litros de óleo a contaminar a nossa Natureza.
Ser cidadão responsável, ter uma consciência do que se deve respeitar, do que se deve preservar; não se limita só ao meio ambiente.
Esta atitude também deve ser aplicada ao nosso bem estar, a hábitos de vida saudável, a alimentação saudável. Também nesta área, os nossos alunos são envolvidos na prática de optar por escolhas benéficas à saúde; como o fato de beber leite e comer fruta.

A Escola trabalha no Presente, estudando um Passado, para melhorar o Futuro.

1 comentário:

  1. Concordo com tudo o que li, mas ao ver as fotos dos fantásticos, reparei que tem faltado aqui um comentário muito importante!!! As crianças desta turma são LINDAS!!!! Não acham?

    Claudia

    ResponderEliminar