sábado, 5 de dezembro de 2009

Árvore de Natal da E.B.1 "Hélia Correia"

Um símbolo da vida, a Árvore de Natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular.
Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando o triunfo da vida sobre a morte. Os romanos já enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de Inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, os religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.
Diz-se que foi Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante, que após um passeio, pela floresta no Inverno, numa noite de céu limpo e de estrelas brilhantes trouxe essa imagem à família sob a forma de Árvore de Natal, com uma estrela brilhante no topo e decorada com velas, isto porque para ele o céu devia ter estado assim no dia do nascimento do Menino Jesus.
Pois a nossa Escola também montou a sua Árvore de Natal.
Mas esta Árvore de Natal tem, para nós, um significado muito importante, pois ela "cresceu", tomou forma, devido ao esforço, trabalho e colaboração de todos os Professores e Alunos desta Escola; e o resultado aí está: UMA LINDA E ESPECIAL ÁRVORE DE NATAL!


2 comentários:

  1. Está muito gira e original a arvore de Natal... Se a arvore ñ tivesse esses efeites todos, diria que era uma Tenda de campismo montada pelos escuteiros hehe

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. O esforço conjunto dá sempre bom resultado.

    ResponderEliminar