terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Coroa de Natal

"Existem muitas histórias sobre a Coroa de Natal.

Trata-se de um arranjo circular, feito de folhas, ganhos de pinheiro, azevinho e até de gomas, rebuçados e caramelos, ou até pedaços de tecidos (como as que foram elaboradas pelos Fantásticos).

Os povos antigos acreditavam que uma coroa colocada na porta da frente da casa tinha o poder de espantar o mau-olhado e espanhar bons fluidos.

Os druidas - líderes religiosos do povo celta - acreditavam que a coroa tinha poderes medicinais e curava as pessoas das suas enfermidades. Por isso, confeccionavam-na com vários tipos de ervas.

Para algumas tribos indígenas, a coroa era terapêutica, pois o seu formato circular - portanto cíclico - assemelhava-se à trajectória da nossa vida.

Já os hindus usavam a coroa para a meditação e acreditavam que trazia sorte às famílias.

A maioria das coroas de Natal tem como acabamento uma fita vermelha. Além de ajudar a fechar o círculo, ela simboliza a festa e a alegria pelo nascimento do Menino Jesus. "(Natividade Pereira)

Os Fantásticos também fizeram as Coroas de Natal com muita alegria e com muita solidariedade... e com um BRILHO especial. Muito obrigado.

2 comentários: