sábado, 21 de março de 2009

Mães e Avós contam histórias



Esta semana, os Fantásticos tiveram muitas visitas.
Logo no início, a Avó da Joana veio ler "A avó e eu", de Maria Teresa Maia Gonçalves. Este livro, que fala de diferentes avós, foi oferecido pela Joana à sua avó no "Dia da Avó". Parece que a Avó da Joana é do tipo de "avós que fazem bolos", pois fez um bolo e trouxe para que fosse partilhado pela turma. Eatava muito bom!
Pelo meio da semana, tivemos a mãe do Gabriel Duarte que contou uma história muito famosa: "Pinóquio". Nunca é demais aprender que não se deve mentir e que devemos escolher muito bem os nossos amigos, para não sermos enganados.
Para terminar a semana, visitou-nos a mãe da Marisa que trouxe uma novidade: histórias com rimas; do "Livro com Cheiro a Chocolate". Como as histórias eram curtas, nós fartámos de pedir "mais uma", e então ouvimos:
- "Assim é que é"; que falava das vogais.
- "No quintal da minha avó"; onde as palavras brincavam.
- "A bruxa Lindinha e o bruxo Bonzão"; onde apareciam os ditongos: ão, õe, ãos e ões.
- "O melhor presente"; quem consegue viver sem o AR?
- "Eu sou o maior"; sobre a importância da pontuação.
Até a Professora ficou empolgada e leu a história "Quem quer ir comprar pão?", que ensinava sobre a acentuação.
O livro não cheirava a chocolate, mas a mãe da Marisa trouxe coelhinhos e coelhinhas de chocolate que espalharam o seu cheiro pela sala.
Os Fantásticos só recebem mimos...

2 comentários:

  1. No dia em fui ler a história, confesso que estava um pouco nervosa. Acabei por ser surpreendida com a atenção com que toda a turma me ouviu. Estiveram sempre atentos e muito bem comportados. Acabei por me sentir tão á vontade que não me importo de lá voltar.

    ResponderEliminar
  2. Já se sinta convidada, assim como todas as mães, avós, pais, que quiserem repetir a visita. Os Fantásticos (e a Professora) agradecem.

    ResponderEliminar